Índice do Artigo
Fale com a ouvidoria
Todas as Páginas

QUE É OUVIDORIA

A ouvidoria é um instrumento a serviço da democracia, um canal entre cidadão e a administração publica, tendo o dever de promover a interação equilibrada entre legalidade e legitimidade, a ouvidoria deve funcionar como um agente promotor de mudanças favorecendo uma gestão flexível e voltada para satisfação das necessidades do cidadão garantindo uma prestação de serviço publico de qualidade de forma a garantir seus direitos, tendo como missão humanizar as relações resgatando e fortalecendo o comportamento ético, articulando o cuidado técnico e científico com cuidado humano.

Ouvidoria Municipal:

Centro Administrativo Lourenço Andrade: Rua Mariana de Queiroga, 174, centro, 39390-000.

Telefone: (38) 3251 - 6568.

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira: 8:00 às 11:00 horas e 13:00 às 17:00 horas.

Ouvidora Municipal: Kátia Cilene Pereira Silva

OBJETIVO

O objetivo da ouvidoria municipal de Bocaiúva é tornar-se um elo entre as necessidades da população e os gestores colaborando nas excelências dos trabalhos desempenhados, e interpretando os dados de cada atendimento propondo a modificação de alguns serviços, contribuindo na formulação de novas políticas promovendo a transparência e estimulando a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública,dentre outros, como:

• Ampliar a participação dos cidadãos, garantindo-se a escuta, análise e o retorno das demandas dos mesmos.
  • Criar um canal direto de comunicação e escuta que tenha como características a independência, autonomia e ética do sistema, preservando-se o sigilo que a atividade requer.
  • Possibilitar à Ouvidoria a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
  • Produzir relatórios gerenciais que subsidiem os atores na tomada de decisões, além de subsidiar o controle social, possibilitando ampla articulação entre esses dois atores.

ATRIBUIÇÕES

• Receber as manifestações dos cidadãos, tais como denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pelos gestores da administração e encaminhá-las aos órgãos competentes;
  • Fornecer informações gerais sobre o funcionamento dos órgãos públicos existentes, e os direitos dos cidadãos;
  • Identificar e avaliar o grau de satisfação da população em relação aos serviços prestados.
  • Realizar a mediação de situações emergenciais, atenuando conflitos;
  • Divulgar relatórios gerenciais para subsidiar o controle social.

PÚBLICO

O público interno: são os servidores/empregados da entidade que utiliza, de forma democrática, a ouvidoria como canal para manifestar seus anseios: denunciando, representando, elogiando, criticando ou sugerindo. A ouvidoria permite uma administração participativa.

Público externo: são pessoas ou grupos de pessoas que demandam os serviços oferecidos pela administração e utilizam a ouvidoria como canal para se manifestarem.

Assim, qualquer cidadão, seja interno ou externo, pode apresentar, sem ônus, manifestação à ouvidoria.

MANIFESTAÇÕES

• reclamações,
  • sugestões,
  • solicitações de informações,
  • elogios,
  • denuncias.

As demandas poderão ser apresentadas por carta,presencial, telefone, email , para utilizar o serviço não é necessário se identificar, porém ao deixar o nome e o contato a resposta tende a ser mais rápida e eficaz, sendo identificado será colocado todos os dados do cidadão para que possibilite a ouvidoria dar o retorno do que foi resolvido, do que foi encaminhado diante da sua reivindicação, ou ela poderá ser sigilosa, nesta opção a ouvidoria fica com os dados do demandante e todo o processo corre sem que nenhuma identificação seja colocada;

OBS: Reclamações anônimas ou incompletas serão verificadas, desde que não sejam de cunho pessoal e/ou difamatório, mas serão consideradas menos prioritárias.

A seguir, cada uma das demandas receberá análise e encaminhamento.

O manifestante recebera um número de protocolo para acompanhamento da manifestação.

FINALIDADE

A ouvidoria do município de Bocaiúva tem a finalidade de conquistar o respeito dos gestores e da população, atuando como um canal que tem como principal função intermediar o relacionamento entre população e a administração municipal, proporcionando a interação entre todas as unidades públicas, a fim de garantir maior qualidade e agilidade no andamento das demandas da sociedade, o papel da ouvidoria não é o de procurar e apontar defeito na ação da instituição, mas funcionar como um controle social da qualidade do serviço público, auxiliando na busca de solução para os problemas existentes na instituição,a ouvidoria recebe, encaminha e acompanha essas manifestações dando o devido retorno ao manifestante, no Brasil, onde a administração pública é complexa, a ouvidoria exerce cada vez mais um papel de fundamental importância na garantia dos direitos dos cidadãos.

REGISTRE SUA MANIFESTAÇÃO NA OUVIDORIA MUNICIPAL